Fichamento do texto “O Adolescente e a Família Pós-Moderna”, de Gildo Katz e Gley P. Costa
905 palavras
4 páginas
Assunto: Fichamento do texto “O Adolescente e a Família Pós-Moderna”, de Gildo Katz e Gley P. CostaOs autores irão estabelecer, neste texto, o conceito de privação paterna e, a partir disto, relacionar o conceito com alguns empasses existentes no desenvolvimento emocional do adolescente.
Devido à pós-modernidade, as concepções e valores se inverteram, tendo os filhos como exemplo para os pais. A partir disto, os autores irão examinar os efeitos da privação paterna na sociedade pós-moderna.
Concluem que a ausência representada pela privação paterna podem ter causas e efeitos no desenvolvimento da criança, mas se estes problemas forem resolvidos, a condição pós-moderna não será um empasse.
As Funções Paternas
O pai irá exercer duas funções vitais: a 1ª é ser um agente protetor para a mãe e filho; e a 2ª é de auxiliar o bebê a separar-se da mãe.
Quando as funções paternais são bem desenvolvidas, a criança consegue ingressar na família e sociedade com consciência de seu papel social.
Características Masculinas e Femininas
Para Freud, o que define o psicológico do homem e da mulher é sua anatomia. A mulher, por ter seu erotismo vaginal é mais introspectiva e mais propensa a “sentir” as angústias e frustrações dos filhos e, a partir disto, tentar inverter estes sentimentos, causando nos filhos a sensação de prazer, atendendo ao princípio do prazer, que tira o desconforto, a dor; já o homem, por ter seu erotismo ligado ao pênis é mais explosivo e mostra ao filho o princípio da realidade, onde o pai mostra à criança que, quando há frustrações ou decepções, consegue-se suportá-las. A figura do pai, neste caso, está ligada à separação.
O filho deve sentir um bom vínculo entre os pais para que este possa desenvolver e estabelecer sua identidade.
Privação Paterna
Os autores definem privação paterna como uma debilidade ou falta na função do pai que afeta o desenvolvimento da criança.
Os autores estabelecem alguns tipos de pais que não