Fichamento do texto “sigmund freud e o desenvolvimento da psicanálise”
Luciana Vieira
LURIA, A R. Curso de Psicologia Geral. Vol. 1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.
LURIA, A R. Curso de Psicologia Geral. Vol. 1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.
A partir da leitura do texto “Sigmund Freud (1856-1939) e o Desenvolvimento da Psicanálise”, percebe-se o método usado por este psicanalista para tratar de casos neuróticos, casos diretamente ligados com a mente humana. Os trabalhos desenvolvidos por Freud durante sua existência tiveram fortes marcos na história da e evolução da Psicanálise, sabendo que tais trabalhos apresentavam influências de experiências pessoais por ele vivenciadas.
Psicanálise “é o método de tratamento, criado por Sigmund Freud, de neuroses e de psicoses, por meio de uma investigação psicológica profunda dos processos mentais” (FERREIRA, 1999, p. 1660). Contudo, para entender a Psicanálise de Freud, segundo Luria (1979), é necessário conhecer, assim como compreender sua biografia, pois seus estudos e pesquisas têm fortes ligações com a sua história de vida. Estudar a mente humana, Freud se ocupava com outros estudos, porém depois de ter insucesso com pesquisas realizadas com cocaína, Freud juntou-se ao médico Josef Breuer, com quem aprendeu e realizou estudos acerca da Psicanálise, o que realmente lhe interessava. Freud, nos tratamentos de seus pacientes, se utilizava do método da catarse, a cura falada, o qual aprendeu com Breuer quando este realizava o tratamento de uma paciente sua.
No tratamento de seus pacientes neuróticos, se utilizava dos métodos de Breuer, a hipnose e a catarse, porém logo percebeu que a hipnose, apesar se aliviar sintomas, não possibilitava curas, além disso, muitos pacientes não eram fácies de serem hipnotizados. Mas, manteve a catarse como método de tratamento. Foi a partir daí que ele desenvolveu, segundo a autora,