FICHAMENTO DO TEXTO "ESTRUTURALISMO" (MARCOS ANTONIO COSTA)
Para Saussure a língua é um sistema passível de análise e estudo, em que determinadas unidades se organizam e formam uma estrutura complexa. A organização destas unidades segue leis estabelecidas dentro do próprio sistema. O estruturalismo é a maneira de se estudar uma língua a partir da análise desta organização.
As ideias que deram origem ao estudo do estruturalismo baseiam-se em um livro “Curso de Linguística Geral”, que é o resultado das anotações de sala de discípulos do cientista. O modelo teórico estruturalista idealizado por Sassure implica em uma análise de cada unidade do sistema a partir de seu valor para a língua, o que ele demonstrava fazendo uma analogia com um tabuleiro de xadrez. Para o sistema “jogo de xadrez” não importa o material das peças, mas seu valor para o jogo. Se eu perder uma peça do jogo posso substituí-la por uma tampinha de garrafa, desde que todos os jogadores saibam que a tampinha ‘vale’ uma torre. Assim funciona para a língua, ela torna possível a comunicação porque conhecemos as regras gramaticais da língua, em sua estrutura mais básica. Estas regras são as peças que usamos para formar a estrutura da língua ao nos comunicar, ainda que não se conheça a gramática formal, mas apenas o conhecimento adquirido com o grupo de falantes do idioma que conhecemos.
A abordagem estruturalista, assim, pretende estudar a língua em si mesma e por si mesma, apenas a partir de suas relações internas.
Quando se trata de Saussure devemos pensar na dicotomia entre Língua e Fala, dois lados que coexistem na linguagem . A língua (langue) é o lado social, coletivo, do sistema linguístico e a fala (parole) é o uso individual do sistema. Na abordagem estruturalista estuda-se a língua e não a fala, já que o sistema se baseia no uso comum e não na escolha individual de cada falante. Mas não se pode esquecer que a língua é o instrumento e o produto da fala.
A sincronia e a diacronia também são levadas em conta na pesquisa