Fichamento do 2ᵒ Capítulo de Casa Grande e Senzala
1663 palavras
7 páginas
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO Curso: Informática
Disciplina: História II
Prof.a: Lêda Silva
Discente: Lucas Gueiros
1) Dados do livro
Casa grande e Senzala: Formação da Família Brasileira sob o Regime da Economia Patriarcal
Capítulo II - O Indígena na formação da família brasileira (páginas 125 a 224)
Gilberto Freyre
Editora: Livraria José Olympio Editôra
Ano da Publicação: 1961 (10a edição brasileira)
2)Características Gerais da obra
a) Tema
Trata de como a sociedade brasileira se desenvolveu durante o período colonial com base na família formada pela mistura do português, o índio e os escravos debaixo da economia colonial, em especial a economia açucareira.
O capítulo dois trata da influência da cultura indígena na culinárias, nas artes, na sexualidade, no pensamento e hábitos populares, na situação socio-econômica, na pedagogia, nas brincadeiras das crianças. Trata também das mudança feitas pelos colonizadores na situação vigente entre os índios. Para Freyre, a colonização portuguesa foi dividida em duas frente: a religiosa e a leiga. Onde na primeira as crianças índias foram o principal meio, e na segunda a mulher índia foi a principal influência para a cultura brasileira.
b) palavras chaves
Indígenas, colonização, miscigenação, extermínio, sexualidade, incesto, exogamia, totelismo, religião, misticismo, moral, cultura, missionários, arte, higiene, vestuário, trabalho, mulher, homossexualismo, bissexualismo, divisão do trabalho, culinária, educação, línguas, música, medo, cristianizar, escravidão, revoltas, folclore, supertissão, pedagogia, brincadeiras, criança, culinária, artesanato, nômandismo, sedentarismo.
c) Ideias principais
A "destruição" das culturas onde há colonização tem ritmos diferentes, dependendo das características dos colonizador e do colonizado;
Nas culturas Inca, Asteca e Maia os Espanhois realizaram seu extermínio, por causa do