FIchamento de estrutura Simbolos
Nisso existe uma diferença qualitativa e não quantitativa entre o homem e o animal, segundo o texto. O homem consegue criar e entender os símbolos, algo que os animais são incapazes, porque o próprio homem aprende ao longo da vida, por ser uma questão cultural; já os animais são condicionados por esses símbolos, não conseguem criar os mesmos e também possuem uma reação limitada a eles, por exemplo, um animal não entenderia um símbolo complexo com o sinal da cruz feito para os cristãos. Portanto, a dependência ou utilização dos símbolos faz a distinção entre o homem e o animal.
O autor também deixa outro conceito definido no texto, o de signo, que seria a indicação de um valor já criado. Então, o símbolo é a criação do valor de algo e signo é uma forma física de indicar alguma outra coisa, qualidade ou fato.
As experiências que Leslie acompanhou mostra bem essa diferença. A criação de uma criança, junto com um macaco, tendo a mesma educação, resulta na criança ter um desenvolvimento diferente do macaco, através da fala e a reflexão, a superação e a construção de exercícios, sendo que para o macaco não consegue problematizar.
Portanto há diferença entre a natureza do homem e a dos animais, mas somente o ser humano consegue criar símbolos e fazer uso ativo da sua linguagem algo que é tão habitual, já os animais conseguem apenas reagir a símbolos e serem passivos. Ou seja, os símbolos tem muita importância nas nossas vidas, pois é o que nos torna humanos, seres racionais.