estresse e doenças somaticas
Grupo 1 – Atividade Física no controle do estresse e doenças somáticas
Estresse
O que é e como se desenvolve?
Estresse é a alteração do organismo para se adaptar a uma situação nova ou às mudanças importantes em sua vida, como: casar-se, ter um filho, começar em um emprego novo e até ao terminar um relacionamento.
Alguns medicamentos também provocam ou pioram o estresse, entre eles estão: remédios para tiroide, resfriados e medicamentos inalados para asma. Além de produtos como a cafeína, álcool e o tabaco.
Quando alguém passa por isso, tende a ter um distúrbio de ansiedade, o que pode ocasionar doenças onde o estresse está presente: transtorno obsessivo compulsivo, síndrome do pânico e transtorno por estresse pós-traumático.
Sintomas
Os sinais e sintomas de estresse podem se manifestar em indivíduos de todas as idades de duas formas diferentes, o estresse físico e o psicológico:
Psicológico:
Ansiedade, angústia, nervosismo, preocupação em excesso
Irritação, medo, impaciência
Problemas de concentração e de memória
Desorganização, dificuldade em tomar decisões
Cometer mais erros que o habitual, esquecimentos
Sensação de perda do controle
Físico:
Problemas cardíacos e gastrointestinais
Facilidade em ficar doente
Alergias, asma, insônia
Tensão muscular, mãos frias e suadas
Dor de cabeça ou enxaqueca, problemas de pele
Queda de cabelo anormal
Doenças somáticas
O que é e como se desenvolve?
São problemas psicológicos que se transformam em doenças físicas. Ou seja, a pessoa tem problemas psicológicos e sofre tanto que o corpo acaba respondendo com algum tipo de doença que realmente afeta parte do organismo.
Isso ocorre porque o corpo humano possui uma glândula que tem a capacidade de ligação direta com o hipotálamo, no cérebro. Tal glândula é responsável pela produção dos hormônios que controlam todas as funções do organismo e quando ele percebe os sentimentos e emoções do indivíduo ele acaba alterando sua conexão com cérebro