Fichamento de Biologia
Paul Strathern é um autor britânico de biografias, romances e livros de histórias e viagens. Nasceu em Londres e estudou filosofia no Trinity College de Dublin. Strathern é mais conhecido pela autoria das séries populares Filósofos em 90 minutos e Cientistas em 90 minutos, publicadas em português pela editora brasileira Jorge Zahar Editor. Dentre os seus romances, A Season in Abyssinia foi agraciado com o Prêmio Somerset Maugham. Também escreveu Uma Breve História da Economia e O Sonho de Mendeleiev. Atuou como jornalista frelance, colaborando para os jornais The Observer, Daily Telegraph e Irish Times.
RESUMO DA OBRA
E nesta obra, fala da trajetória de uma descoberta de grande relevância para a ciência, o DNA. E da descoberta de sua estrutura por Crick, Watson, e apresentação ao mundo no ano de 1953. Eles diziam que o DNA era uma longa molécula, constituída por duas fitas enroladas em torno de seu próprio eixo, como se fosse uma escada do tipo coral. E esse feito só foi possível em função do seu entusiasmo, determinação, criatividade e por conta de seus questionamentos a respeito de teses apresentadas por outros cientistas da época. Através disso eles poderem descobrir erros nas teses apresentadas até então. E dessa forma conseguiram desvendar esse grande mistério da estrutura do DNA. A obra mostra uma trajetória longa, e uma disputa dura entre os cientistas da época. Mostra todas as dificuldades até a grande descoberta que deu novo horizonte para a questão do DNA e da hereditariedade.
Capítulo 1
“Os “fatores” de Mendel eram basicamente o que chamamos de genes. Ao que parecia, os genes eram a chave para a hereditariedade”. (Pág. 15)
PARECER:
Nesse trecho contemplei o desejo incessante do homem em buscar o conhecimento. Enfatizado neste, a busca pelo conhecimento genético que até então era um mito a ser descoberto. Observei a trajetória de pesquisas e experiências, neste campo um tanto quanto complexo. Descobri que as