Fichamento de artigo - direção de fotografia aplicada ao games-art
Autores: Mauricy Filho, André Neves, Diego Rocha, Leo Falcão, Dinara Moura, Guilherme Reinaldo.
Nome do Artigo: Direção de fotografia aplicada ao Games-art.
Assunto: Uso de técnicas de fotografia para cinema em vídeo-games.
Esse fichamento compreende as cinco primeiras paginas do artigo “Direção de fotografia aplicada ao Games-art”, onde são apresentados os estudos dos autores sobre o uso de fotografia de cinema em jogos eletrônicos.
Nesse artigo, os autores falam da evolução dos jogos eletrônicos ao longo das décadas, e como foram se tornando complexos ao ponto de se aproximarem da experiência de um filme, graças ao advento do 3D. Explicam os conceitos básicos de Fotografia para cinema, e como o uso dessas técnicas poderiam melhorar a imersão do jogador ao experimentar os jogos que fizessem o uso delas.
No estudo, escolheram três jogos de tiro em primeira pessoa (FPS): Call of Duty, Halo e Half Life 2. Analisaram algumas screen shots desses jogos, apontando onde os desenvolvedores acertaram ou erraram na fotografia, no que se refere a ângulo de câmera, composição do cenário e movimentação de câmera, uso de cores, levando em conta que jogos FPS possuem limitações no que se refere ao ângulo e movimentação de câmera, falta de profundidade e campo de visão limitado por fazerem o uso de câmera subjetiva, onde o jogador vê apenas o que o personagem está vendo; e também limitações de hardware e engine desses jogos.
Concluíram que, embora com muitas limitações impostas pela tecnologia envolvida nos jogos, o uso correto de ângulos de câmera, uma boa composição das cenas (cenários) e uso de uma iluminação que valorize essas cenas, e também o uso de efeitos visuais como névoa e luz solar (atmosfera), ajudam a tornar o jogo mais imersivo e próximo ao que se pode chamar de cinema interativo, melhorando a experiência do jogador.
Observações:
O artigo foi concebido em 2006, e muitos