Fichamento capítulo 2 - história da arte
•É impressionante estudar a história de onde se originam nossas crenças e tradições.Um conhecimento que todos deveriam ir atrás, saber o porque de tudo aquilo que você faz, sem nenhum questionamento, só porque todos em volta sempre fizeram.
“Não é apenas o seu conhecimento de formas e contornos que os artistas consubstancia dessa pintura, mas também o conhecimento que ele possui do significado dessas formas.”
•No trecho mostra o que o artista daquela época deveria ter.Suas regras bastantes rigorosas que desde jovem deveriam saber, para ter a permissão de fazer uma pintura para seu ‘chefão’.
“É uma das maiores façanhas da arte egípcia que todas as estatuas, pinturas e formas arquitetônicas parecem encaixar-se nos lugares certos, como se obedecessem a uma só lei.”
•Uma das vantagens de estudar a arte cultural de cada civilização, é que nunca se tornará repetitivo ou desgastante, pois cada uma tem seu estilo para apreciar.
“Todo artista precisava aprender também a arte da bela escrita.Tinha que recortar na pedra, de maneira clara e precisa, as imagens e os símbolos dos hieróglifos”.
•Uma das coisas que diferenciam os artistas egípcios dos nossos, é que eles desde pequenos já tinham um grande e rigoroso treino para se preparar para ser ótimos artistas.
“Ninguém queria coisas diferentes, ninguém lhe pedia que fosse ‘original’.Pelo contrario, era provavelmente considerado o melhor artista aquele que pudesse fazer suas estatuas o mais parecidas com os belos monumentos do passado”
•Mais uma prova de que o belo e o feio é uma questão cultural, pois eles, os egípcios, consideravam o belo, um monumento antigo, quanto mais antigo mais belo se tornava aos seus olhos.
“Mas essa abertura da arte egípcia não durou muito.Já no decorrer do reinado do Tutankhamon as velhas crenças foram restauradas, e a janela