Fichamento Capitulos 3 4 5 E 6
O NEOCLASSICISMO E O ROMANTISMO NO BRASIL
25% do ouro nacional extraído no Período Colonial foi para os cofres da Inglaterra. Isso mostra a dependência de Portugal em relação á Inglaterra.
D. João foge para o Brasil e Portugal é invadido pelos soldados de Napoleão e os soldados espanhóis.
Janeiro de 1808 D. João chega ao Brasil primeiro em Salvador logo depois Porto Seguro, decretou a abertura dos portos criando o tratado chamado por pacto colonial.
Em Março desembarcou no Rio de Janeiro cidade que muito se assemelhava a cidades europeias: suja.
Em 1810 foi assinado o Tratado de Comércio e Amizade que estipulava taxas de 15% para os produtos ingleses que entravam no Brasil, enquanto produtos das demais regiões pagariam 24% e Portugal 16%.
Abriu o mercado para alguns produtos brasileiros como açúcar, ouro, algodão, fumo e charque.
O tratado ainda dava direito aos ingleses ocuparem um porto em Santa Catarina e ter uma esquadra de guerra no litoral brasileiro.
Napoleão Bonaparte foi derrotado em 1815. A ideia do Iluminismo e Liberalismo avançava cada vez mais.
1820 liberais lutam pela para que D. João voltasse a Portugal, assinasse a constituição espanhola e que o Brasil voltasse à condição de colônia.
1821 Napoleão morre e a corte portuguesa volta para Portugal deixando Pedro de Alcântara filho de D. João aconselhando-o a fazer do Brasil um pais independente
PR – siglas de “Propriedade Real” solução dada para abrigar toda a nobreza que chegava de Portugal. Eram escolhidas as melhores residências, tiravam-se os donos e moradores da casa para abrigar a nobreza.
Constituição sob encomenda com quatro poderes: Executivo, Legislativo, Judiciário e o Moderador.
Buscando maior autonomia, os liberais pernambucanos nomearam um participante de Insurreição Pernambucana de 1817 para governar.
D. Pedro não aceitou e enviou forças marítimas comandadas por John Taylor, um mercenário inglês.
A rebelião foi sufocada por D. João e a força marítima.
O período Regencial (1831 –