Fichamento Arquitectura y Clima
Conforto ambiental I
Bibliografia: OLGYAY, Victor; Arquitectura y Clima, Manual de Diseño Bioclimático Para
Arquitectos y Urbanistas; Editora Gustavo Gili S.A; Barcelona, España, 2006.
Palavras-chave: Solução.
Desenho.
Clima.
Natureza.
Forma .
Resumo: O c l i m a é u m e l e m e n t o p r a t i c a m e n t e i m u t á v e l , u m a g r a n d e f o r ç a que influencia em muito as formas que o homem deseja criar para si. As construções devem adequar-se ao clima e ao micro clima do local, influenciando as escolhas do arquiteto nas formas, materia is, e técnicas a serem utilizados, limitando sua liberdade de escolhas dependendo do grau de rigorosidade do clima, como na escala climática.
Com o avanço tecnológico, o homem vem esquecendo suas habilidades de lidar com o ambiente de maneira simbiótica, ignorando os efeitos constantes do clima, ao invés de usa -los, não dando-os mais tanta importância no desenho arquitetônico.
O homem com menos recursos, por outro lado, mantém viva sua herança técnica vernacular, dando muita importância à relação entre o c lima e sua obra, controlando-o a partir de seus conhecimentos vastos e específicos sobre seu clima.
Mesmo a arquitetura vernacular, do homem com menos recursos, se formando perante o clima, ainda existem muitos fatores que são levados em conta e resultam em uma grande gama de possibilidades e desenhos, frutos de necessidades topográficas e materiais locais, mas influenciado também pela cultura, assim como também a cultura é influenciada pelas obras arquitetônicas.
Ideação: Conhecer o clima e as possíveis formas de aproveita-lo no âmbito arquitetônico é não só útil, mas necessário.
Citações:
“La idea comun de que no hay una zona en Estados Unidos que no necesite aire acondicionado, indica que tenemos a ignorar el clima.” Pg.
112
“[…] si consideramos la hostilidad del ambiente y los recursos disponibles, los problemas afrontados por los