fichamento Amanuense Belmiro
2780 palavras
12 páginas
O amanuense Belmiro1- “Merry Christmas”:
Narrador discute no bar com seus amigos.
Florêncio, Silviano (em crise aguda), Redelvim, Jerônimo, Glicério, Jandira, Joana (sólida filha de fazendeiro). Prudêncio (chefe da Seção e pessoa muito conceituada, fala inglês) e sua mulher, Juliana Gouveia.
2- O “Excomungado”:
Apresenta suas irmãs Francisquinha e Emília, que vieram após a partida de sua mãe Maia e a morte de seu pai Borba. Tomé (papagaio)
3- O Borba errado:
O narrador lembra de sua infância ao lado do pai Borba.
4- Questão de obstetrícia:
Porfírio (avô de Belmiro). Belmiro resolve escrever um livro: natal e amigos. Busca o passado.
5- Ano bom:
Belmiro busca o bonde e Jandira e se perde na memória. Há festa de Ano novo na casa de Florêncio. Sua mulher, Mariana, prepara a ceia. Redelvim e Silviano apareceram. Glicério não foi (talvez esteja namorando Nonoca, a filha do chefe da seção).
6- Carnaval:
Percurso durante a vida insignificante: Secretaria – Café – Rua Erê. Carnaval de 1935.
7- A donzela Arabela:
3°dia de carnaval: Entediado, o narrador desce à avenida. Entra em um cordão e uma donzela dá a mãe a ele
8- O luar de Caraíbas tudo explica...
Comprometimento do plano de ir recompondo o mundo de Vila Caraíba no livro. Infância romântica – adolescência melancólica – homem introspectivo voltado ao passado. Belmiro deixa de escrever alguns dias. Procurou por Arabela na quarta-feira de cinza, contou ao Silviano. Tirou férias da Seção do Fomento.
9- As Velhas:
Francisquinha fica doente e melhora. Josefa (lavadeira),Carolino (contínuo da Seção)
10- Uma casa, numa rua:
Belmiro filósofo. Belmiro retorna à porta da casa onde estivera há muitos anos. Glicério informou que lá mora Carmélia Miranda, filha do finado Dr. Aurélio, e um irmão mais novo. Carmélia é Arabela. Jandira espera Belmiro em seu escritório. Conta-lhe que obteve colocação no escritório de um advogado, o dr. Peneirinha, referiu-se a sua intriga com Mariana e levou-lhe um livro.