Fichamento 1 - o q é hemodialise
Curso de Engenharia Ambiental
Prof. Andrezza Marques Ferreira
FICHAMENTOS – ARTIGO CIENTÍFICO
GRUPO NÚMERO: 1 FICHAMENTO NÙMERO: 1
Assunto genérico: Reuso de água
Referência (normas da ABNT):
PINHEIRO, Dr. Pedro. O que é hemodiálise. Disponível em: . Acesso em: 27 fev. 2013.
Resumo: Pessoas que possuem insuficiência renal crônica não têm rins com capacidade de exercerem suas funções. Todo o processo de filtração do sangue e eliminação das toxinas do organismo antes feito pelos rins passa a ser realizado por uma máquina, externamente ao corpo. Esse processo de chama hemodiálise, durante o qual o sangue é puncionado para fora do corpo passando por uma máquina que o filtra e elimina o excesso de toxinas e água do organismo. O processo precisa ser realizado três vezes por semana durante um período de quatro horas.
Principais resultados: A hemodiálise é um avanço na medicina, já que substitui os rins por uma máquina capaz de exercer praticamente todas as funções do mesmo externamente ao corpo. Ela se tornou uma opção de tratamento às pessoas que têm insuficiência renal crônica, pois substitui os rins, filtrando o sangue e eliminando toxinas e excesso de água do organismo. Hoje os pacientes com falência dos rins têm a oportunidade de levar uma vida bem próxima do normal, já que com o tratamento houve um aumento da sobrevida. Infelizmente a hemodiálise não substitui todas as funções dos rins, pois esses exercem outras funções no organismo além de filtrar o sangue. Dentre as funções que a hemodiálise substitui estão: controle da água corporal, controle do nível de eletrólitos e do ph no sangue e controle da pressão arterial.
Ideias pessoais: É um texto bem esclarecedor quanto ao processo de tratamento da hemodiálise. De forma simples e direta, explica como é realizado todo o procedimento e seus mecanismos. Fica evidente a importância da hemodiálise, pois ela dá esperança de uma sobrevida maior aos