FICHAMENNTO CAP
729 palavras
3 páginas
Universidade Estadual de Montes Claros - UnimontesCentro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA
Departamento de Ciências Sociais
Curso de Serviço Social
Yulle Aline Silva
A DESCOBERTA DA INFÂNCIA
Montes Claros - Mg
Março de 2015
FICHAMENNTO: A DESCOBERTA DA INÃNCIA
Philippe Aries
A partir da leitura do livro: A Descoberta da Infância do autor Philippe Aries pode se perceber que o autor cita representações da criança na Idade Média.
Em meados do século XVII a Infância não era reconhecida e não era representada pela arte medieval. Nas civilizações arcaicas não existe a morfologia infantil e segundo o texto as crianças pareciam-se com homens em miniatura, onde as características de criança passava despercebida pelo pintor que representava as crianças apenas como homens pequenos.
De acordo com Aries, os homens dos séculos X-XI não se detinham diante da imagem da infância, que esta não tinha para eles interesse, nem mesmo realidade. Ou seja, a infância neste período não era uma fase importante e passava despercebida pelos homens, considerada estritamente como um período de transição e formação de um homem a infância vai ser ultrapassada e a sua lembrança não será guardada como acontece na sociedade moderna.
No século VIII, surgem as representações de crianças que se aproximam mais do sentimento moderno. As crianças neste período eram vistas como anjos e tinham como modelos o menino Jesus e a Nossa Senhora menina. Na fase gótica surge a criança nua. Na maioria das vezes era pela morte e da alma que foi colocada as formas a imagem da nudez infantil.
A partir do século XIV foi ampliado o tema da infância sagrada representada pela infância de Jesus e a infância da Virgem. Nos séculos XV e XVI, a infância deixa de ser representada pela criança sozinha, ela era representada junto da família e em outras situações onde estava acompanhada. No século XVII, a criança era praticamente insignificante pois mal entrou na vida que as não