Ficha literaria triste fim de policarpo quaresma
1. Bibliografia e dados do livro:
a) Nome: Triste fim de Policarpo Quaresma Autor: Lima Barreto Editora: Typ. Revista dos tribunais Ano da publicação: 1915 (1ª edição)
2. Analise o enredo: a) Temas abordados: O nacionalismo exacerbado. O ideal (retomada da figura de Dom Quixote) x real (sociedade). O papel da modinha (música popular) e a figura dos subúrbios. A língua tupi (sátira social) e o papel dos manicômios na sociedade (o próprio Lima Barreto foi colocado em um). A vida do interior (Sítio Sossego) e a politicagem local. A cultura do bacharel. A figura de Floriano Peixoto (ridicularizada pelo autor). O papel da mulher na sociedade (Ismênia x Olga). b) Organização narrativa:
Composto de três partes, cada uma dividida em cinco capítulos, Triste fim de Policarpo Quaresma narra a história do Major quaresma, um nacionalista bem intencionado mas ingênuo que pretende reformar o país, principalmente o setor agrícola. Ao longo da narração, organizada segundo o esquema de um narrador onisciente em terceira pessoa, este às vezes assume a posição de autor/comentarista, apontando e selecionando ideias e fato relevantes, principalmente quando se trata de fornecer elementos que possibilitem ema análise política do período histórico no contexto do qual se desenrola a história do protagonista. A ação tem por palco o Rio de Janeiro e suas imediações nos anos imediatamente seguintes à proclamação da República, mais especificamente durante o governo do mal. Floriano Peixoto, que aparece na obra como personagem. c) Conflitos da narrativa:
3. Analise do foco narrativo
a) Quem conta a historia: O narrador
“Como de hábito, Policarpo Quaresma, mais conhecido por Major Quaresma, bateu em casa às quatro e quinze da tarde. Havia mais de vinte anos que isso acontecia. Saindo do Arsenal de Guerra, onde era subsecretário, bongava pelas