Ficha de trabalho
O que acontecerá se ligarmos dois corpos, A e B, diferentemente carregados, por meio de um fio condutor? Para concretizar, suponhamos, por exemplo, que temos, no laboratório um condensador carregado, em que uma das armaduras (A) está carregada positivamente e a outra (B) negativamente.
Já sabemos que são os electrões que se deslocam nos condutores. No nosso caso, iriam deslocar-se electrões da armadura B para a A. E quando pararia esse movimento? Quando ambas as armaduras ficarem com a mesma carga, isto é, QA = QB, ou, consequentemente, VA = VB. Então, como a d.d.p., ou tensão eléctrica, entre as duas armaduras, é igual a zero, deixa de haver movimento de cargas. Definição: Corrente Eléctrica - É o movimento orientado dos electrões, do potencial eléctrico negativo para o positivo. Repare-se que o facto de a corrente eléctrica parar quando já não há d.d.p. é semelhante ao que se passa na hidráulica, em que deixa de haver “corrente de água” do depósito que contém a água a um nível mais elevado para o menos elevado, logo que os níveis de água nos dois depósitos ficam iguais.
Concluímos então que só há corrente eléctrica entre dois corpos (dois eléctrodos, dois terminais, etc.) quando há diferença de potencial entre eles.
Sentido Real e Sentido Convencional da C orrente - Hoje sabemos que o sentido real da corrente eléctrica é do potencial negativo para o positivo, pois são os electrões que se movimentam. - No entanto, quando os fenómenos eléctricos começaram a ser estudados, não se sabia deste facto e convencionou-se que o sentido da