Ficha de Leitura de Psiscanálise
1244 palavras
5 páginas
FICHA DE LEITURA: PSICANÁLISEPara Freud, fica clara a existência de dois processos psíquicos: conscientes e inconscientes. Fato que notou através de observações de tratamentos hipnóticos com pacientes. Os processos inconscientes podem, por vezes, dominar os conscientes, resultando em sintomas que parecem não ter origem.
À omissão de processos para com o consciente Freud dá o nome de resistência, ao passo que, para que essas informações seja impedidas de vir à tona, deu-se o nome de repressão. O processo omisso, todavia, está em constante esforço para emergir. Devido a isso, muita energia psíquica é gasta, culminando para um desepenho inferior ao natural de um sujeito. Resistência e repressão acontecem simultaneamente, sendo a segunda a consequência lógica da primeira, que, em um momento de crise, omite um evento doloroso do consciente, num esforço para evitar ferir quaisquer ideais que o sujeito possua.
Para organizar esses processos, Freud cria estruturas dinâmicas de personalidade: Id, Ego e Superego.
Id é o reservatório de energia psíquica e onde se dão os impulsos instintivos e desejos, aqui representados de forma plástica, antes do filtro da linguagem, chamado de processo primário. Seu funcionamento tem como base o prazer imediato, em que são ignorados futuro e passado, e não se aplicam os princípios de contradição lógica. Processos básicos do inconsciente, chamados de condensação e deslocamento, se dão no funcionamento do Id. Condensação é o agrupamento de vários processos inconscientes em uma só imagem, e deslocamento, é a transferência de atributos pertencentes a uma imagem para outra, relacionando-se com a segunda como se fosse a primeira. Todos esses processos se dão num nível inconsciente. Todavia, Id não é completamente inconsciente, mas sua maior parte é.
O Ego aparece diferenciando-se a partir do Id, servindo de intermediário entre o desejo e a realidade, sendo, acima de tudo, biológico. O funcionamento do Ego acontece segundo a realidade