Ficha De Leitura 12
1. Dados sobre a obra:
Autor(a)
Torey Hayden
Título da obra
Uma criança em perigo
Editor
Editorial presença
Local e data de publicação
2008
Data do início e do fim da leitura:
01/02/2015 até 20/02/2015
2. Resumo:
Faz um resumo dos acontecimentos centrais relatados nesta obra.
Neste livro, Toney conta-nos um dos seus casos mais difíceis. Trabalhava na cidade há 3 anos, na clinica Sundry Clinic, como diretora de investigação e terapeuta. Entretanto, decidiu mudar de emprego e aceitou o lugar de professora/educadora de crianças com distúrbios comportamentais, em Pecking, uma pequena cidade americana.
A sua turma era constituída por 4 alunos, mas desde logo uma menina lhe despertou a atenção, Jadie. Jadie tinha 8 anos e julgava-se e comportava-se como um fantasma: não falava, não ria e não chorava; ela sofria de mutismo electivo, ou seja, recusava-se a falar com estranhos, vivia dobrada sobre si própria, num mundo à parte. Mas, em casa, os pais garantiam que ela falava, ao contrário do que acontecia na escola.
Torey sabia que tinha de conseguir pô-la a falar o mais rápido possível e assim foi: logo na primeira abordagem, Jadie falou, pois Torey transmitia-lhe paz e confiança e Jadie chegou mesmo a chamar-lhe Deus.
A evolução do caso de Jadie foi lenta, mas Torey nunca desistiu. Entretanto, Jadie começou a aparecer na escola depois das aulas e falava dos seus problemas (mas tinha quer ser com a porta fechada).
A pouco e pouco, foi confessando os abusos sexuais a que era sujeita, mas sem conseguir identificar os agressores; Jadie dizia os nomes deles mas esses nomes correspondiam a personagens da série “Dallas” e, sendo assim, era difícil acreditar, devido à sua perturbação psicológica. Torey foi começando a desesperar, pois nenhuma das suas experiências anteriores a tinha preparado para este caso.
Após muito ponderar, Torey apresentou queixa na polícia e Jadie e as irmãs (Amber e Sapphire)