ficha categorica
SHAIANI SOUZA GYRÃO
COMPORTAMENTO, BEM-ESTAR E eNRIQUECIMENTO AMBIENTAL DO CÃO DOMÉSTICO
São Paulo
2013
SHAIANI SOUZA GYRÃO
COMPORTAMENTO, BEM-ESTAR E eNRIQUECIMENTO AMBIENTAL DO CÃO DOMÉSTICO
Trabalho apresentado como exigência parcial para a obtenção de título de Graduação da Escola de Medicina Veterinária da Universidade Anhembi Morumbi, sob a orientação do Dr. César Augusto Dinola Pereira.
São Paulo
2013
FICHA CATALOGRÁFICA
G999c Gyrão, Shaiani Souza Comportamento, bem-estar e enriquecimento ambiental do cão doméstico / Shaiani Souza Gyrão. – 2013. 38f: il.; 30 cm.
Orientador: César Augusto Dinóla Pereira. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) – Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2013. Bibliografia: f. 34-38.
1. Medicina Veterinária. 2.Cães. 2. Bem-estar. 3. Enriquecimento ambiental. I. Título.
CDD 636.089
RESUMO
O cão doméstico representa a subespécie Canis lupus familiaris, que deriva da espécie Canis lupus e compõe a família dos Canídeos. A domesticação teve inicio há cerca de 100 mil anos atrás e apesar de não haver uma única teoria definitiva, há um consenso que ocorreu um longo processo evolutivo envolvendo seleção natural e artificial, através da interferência humana. Nos dias atuais a maioria dos cães domésticos vive subjugado ao homem e precisa adaptar-se às condições proporcionadas pelos donos, sejam elas adequadas ou não. Muitas vezes o ambiente que os cães vivem é reduzido e não possui estímulos ou