Ficha catalográfica: MISUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo-UPU, 1986.
940 palavras
4 páginas
Ficha catalográfica:MISUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo-UPU, 1986.
Objeto:
Abordagens do processo ensino aprendizagem.
Objetivos:
Analisar as cinco abordagens do processo ensino aprendizagem, a tradicional, comportamentalista, humanista, cognitivista e sócio cultural, condensando as ideias e conceitos em forma de ideário pedagógico.
Principais conclusões:
Mizukami, primeiramente, inicia a análise das abordagens pela tradicional, caracterizando-a como autoritária, que enfatiza os modelos em todos os campos do saber, centra o ensino no professor, o aluno é apenas um receptor passivo, executando prescrições que lhes são fixadas, tábula rasa. A realidade será algo ◦transmitido ao indivíduo pela educação, família e igreja. Com relação ao mundo, ele é externo ao indivíduo, este irá apossando-se gradativamente de uma compreensão cada vez mais sofisticadas dele na medida em que se confronta com os modelos. Tal educação pode ser denominada bancária, pressuposto de que a inteligência seja uma faculdade capaz de acumular, ao indivíduo compete memorizar definições, daí a ausência de ênfase no processo. Além disso, engloba uma visão individualista do processo educacional, a escola é por excelência onde se realiza a educação, seu papel será o de ajustamento social, o professor será apenas o mediador entre o aluno e os modelos, acredita-se implicitamente nas virtudes formativas das disciplinas do currículo. Em termos gerais, é um ensino caracterizado por se preocupar mais com a verdade e quantidade de noções que com a formação do pensamento reflexivo, o ensino se caracteriza pelo verbalismo do mestre e pela memorização do aluno. A avaliação é realizada visando à reprodução dos conteúdos. A autora cita Durkarn e Chartier como idealizadores da abordagem tradicional.
A abordagem comportamentalista se caracteriza, segundo Mizukami, pelo primado do objeto, o conhecimento é uma descoberta e consideram a experiência planejada como