Fibria - estudo de caso
O presente trabalho tem como objetivo colocar em prática todos os conceitos contábeis aprendidos durante as aulas da disciplina de ANALISE E DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS, usando como base informações reais de uma empresa, que é a empresa Fibria Celulose S.A. Estão inclusos nesse trabalho um resumo sobre o comportamento do mercado de Papel e Celulose e o desempenho operacional da empresa FIBRIA no ano de 2009 a 2011. São apresentados também todos os cálculos e conclusões relacionados à análise horizontal e vertical do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício, índices de liquidez, endividamento, rentabilidade, lucratividade e atividade da empresa
A conclusão do trabalho se dá com uma análise do desempenho econômico-financeiro no exercício de 2009 a 2011, destacando os pontos positivos e negativos em relação aos anos anteriores, relacionando-os com os fatores operacionais.
Comportamento do mercado de papel e celulose:
Os negócios da Companhia Fibria são fortemente afetados pelos preços que vigoram no mercado mundial de papel e celulose, historicamente cíclicos e sujeitos a flutuações significativas em períodos curtos, em decorrência de vários fatores, como:
Demanda mundial por produtos de papel e celulose;
Capacidade de produção mundial e estratégias adotadas pelos principais produtores;
Disponibilidade de substitutos para esses produtos. Todos esses fatores estão fora do controle de gestão da Companhia.
No mercado de celulose, observou-se uma restrição de oferta no início do ano, em decorrência do terremoto no Chile, situação que foi normalizada ao longo do ano. Como conseqüência, os preços apresentaram um ciclo de sucessivos aumentos até meados de 2010, com correção no segundo semestre devido ao arrefecimento da demanda chinesa. O preço médio em 2011 foi 57,8% superior ao verificado em 2009 e as vendas alcançaram 1,6 milhão de toneladas.
O ano de 2010 foi pautado pela incerteza sobre o crescimento das