Fhtss

1817 palavras 8 páginas
domingo, 19 de dezembro de 2010
Pescador de Ilusões - Análise do Filme
Pescador de Ilusões
Contexto
Pescador de Ilusões é um filme produzido em 1991, dirigido por Terry Gilliam, nos Estados Unidos da América. A trama se apresenta num meio urbano – cidade de Nova York – por volta da década de 80. Retrata algumas instituições, meios de comunicação, modos de vida e outros aspectos da sociedade contemporânea. Os capítulos estão organizados, de forma geral, a mostrar inicialmente a vida dos personagens antes de um assassinato e em seguida, compreendendo a maior parte do filme, as mudanças que ocorrem devido a este fato.
Relações de Poder
As relações existem toda vez em que algo não pode dar conta de sua existência sozinha. É troca, comunicação. Mas, nem sempre é algo que une ou ligue duas coisas, conflitos e exclusão, também são exemplos de relações. Além disso, instituições, grupos, comunidade também estabelecem relações. O poder também pode ser entendido como relação, sendo uma prática em que tiro, expropria o poder (entendendo como capacidades, recursos, qualidades) de outros ou, coloco o meu poder a serviço de outros. (GUARESCHI, P. 2009)
Cenas do Filme
Cena 1:
15min 30’ – Jack embaixo de uma estátua, conversando com o boneco Pinóquio que acaba de ganhar de uma criança:
- Já leu Nietzsche?
- Ele disse que há dois tipos de pessoa. Gente destinada à grandeza, como Walt Disney e Hitler. E há o resto, nós. Ele nos chamava de malfeitos e remendados. Ficamos empolgados, às vezes quase nos tornamos grandes, mas nunca conseguimos. Nós somos bucha de canhão. Empurram-nos diante de trens, nos envenenam com aspirinas, somos mortos em supermercados. Sabe o novo título da minha biografia, meu amiguinho? “Não era uma festa - A história de Jack Lucas.” Gostou? “Uma droga de festa Nouveau.”
(...)
Cena 2:
17 min 30’ – Jack na beira do rio, até que chegam dois homens:
- O que há? Perguntei o que há? O que faz aqui cara?
Enquanto batem em Jack.
- Não deveria estar

Relacionados

  • ATPS FHTMSS III Pronta 1
    3471 palavras | 14 páginas