fhchf

479 palavras 2 páginas
Samba: dança cantada de origem africana de compasso binário
- Da mesma forma que o batuque, já desde o início do séc. XIX a palavra samba estendeu-se como designação de qualquer tipo de baile popular, sinônimo de arrasta-pé, bate-chinela, brincadeira, balança-flandre, baianá, cateretê, fandango, fobó, forró, forrobodó, função, fungangá, pagode, xiba, zambê etc.
- Gênero de canção popular de ritmo basicamente 2/4 e andamento variado, surgido a partir do início do séc. XX como aproveitamento consciente das possibilidades dos estribilhos cantados ao som de palmas e ritmo batucado, e aos quais seriam acrescentados uma ou mais partes, ou estâncias, de versos declamatórios. Samba carnavalesco: nome genérico atribuído aos sambas compostos e lançados com intenção de vê-los e ouvi-los dançados e cantados durante as festas do Carnaval.
Samba-enredo: modalidade de samba criado por compositores componentes de escolas de samba a partir do final da década de XX. A letra deve resumir poeticamente o tema proposto.
Samba-exaltação: também chamado samba de exaltação, samba de melodia extensa e letra de tema patriótico, cuja ênfase musical recai sobre o arranjo orquestral que busca um caráter de grandiosidade, inclusive com recursos sinfônicos.
Ex: Aquarela do Brasil

Samba de gafieira: modalidade de samba de ritmo sincopado, geralmente apenas instrumental, feito para dançar, criado durante a década de XX. Incentivado pelas norte-americana pós-guerra.
Ex: Na Lapa – Raul de Barros

Samba de partido-alto: surgido no início do séc. XX, conciliando formas antigas e modernas do samba-dança-batuque, desde os versos improvisados à tendência de estruturação em forma fixa de canção.
Ex: Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Xangô da Mangueira

Samba de Quadra: também chamado samba de terreiro. São compostas fora do período carnavalesco.

Maxixe
O aparecimento do Maxixe, inicialmente como dança, por volta de 1870, marca o advento da primeira

Relacionados