FHC DJA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA LINGUAGEM
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA
DISCENTE: RENATO DE ALMEIDA
DOSCENTE: DJANIRA DOS SANTOS DE ANDRADE
Quais são as consequências do aumento da inflação para o Brasil, baseado no livro “A arte da Política” de FHC?
Na época do Plano Cruzado foi detectado o maior índice da inflação trazendo consigo inúmeras consequências negativas para o país por volta dos anos de1985 a 1990 nos governos de Sarney e Color. Uma delas fora o confisco de depósito e poupança do dinheiro do povo.
Em janeiro de1989 com o Plano Verão, os congelamentos temporários e a mudança de vários desses planos geraram muitas demandas judiciais dando a parte do que se chamou de “esqueleto” do setor público, ou seja, várias dívidas existentes de débitos em pleno curso de estourar, mas não incluías na contabilidade pública. Dentre esses desvios, quem acabava pagando por tudo isso era a massa de assalariados – o povo trabalhador, o de baixa renda; miseráveis, que não tinham contas remuneradas em bancos e nem poupança para ser resguardada pela correção monetária (pág. 143).
O Brasil não conseguia pagar suas dívidas pois os juros eram elevadíssimos fazendo com que o país continuasse vinculado, sem possibilidade de fazer novos empréstimos.
Depois de várias tentativas de negociação, as dívidas nos bancos particulares no exterior, os parlamentares conseguiram renegociar os empréstimos com o surgimento do plano Real, elaborado no governo FHC, conseguindo dar uma freada na inflação, mantendo a estabilidade da moeda, e medindo força com o dólar. Mas isso não pôs fim à inflação, pois o país levou um longo período caminhando em marcha lenta até que a economia, o comercio, enfim, tudo o que foi abalado pela sombra da inflação fosse normalizado.