Fgv mba gestão de qualidade
Capítulo 3- Prêmio Nacional de Qualidade
O prêmio nacional de qualidade (PNQ) é administrado pela Fundação Nacional de Qualidade (FNQ). Esta instituição foi fundada no Brasil em 1991, sendo formada por 39 organizações privadas e públicas.
Para a FNQ, buscar a gestão de qualidade nas empresas está vinculado ao atendimento do modelo de gestão referenciado nos Critérios de excelência (CE), um material que é editado anualmente pela FNQ. O CE pode ser entendido como um modelo ótimo de gestão voltado para maximizar a competividade e aumentar o desempenho.
A FNQ edita desde 1996, Os primeiros passos para a excelência, que é usado como referencial de avaliação destas premiações, mantendo alinhamento com os critérios de excelência.
O PNQ consiste em oito critérios de excelência, totalizando 23 itens de avaliação. Anualmente, o PNQ reconhece as empresas que se destacam pela excelência de gestão de suas práticas e respectivos resultados, promovendo interna e externamente a excelência dos produtos e serviços brasileiros, divulgando praticas exemplares de gestão e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro.
Processo de premiação
São elegíveis organizações nacionais ou multinacionais, sociedades abertas ou mista, limitadas ou outras formas legais. Os diversos setores são divididos em cinco categorias de premiação: grandes, médias, pequenas e microempresas, órgãos da administração pública federal e organizações de direito privado sem fins lucrativos.
As organizações devem fornecer informações subdivididas em três blocos: elegibilidade, inscrição para a candidatura e relatório de gestão. Deve conter seus sistemas de gestão e os resultados alcançados de acordo com os critérios de excelências.
A banca julgadora é composta de examinadores seniores, relatores e juízes. O processo de análise é dividido em três etapas: análise critica individual, análise critica de consenso e visitas às instalações.
Todas as candidatas