fght

462 palavras 2 páginas
INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais

TEORIA TELEOLÓGICA

Ética e Deontologia Profissional

Trabalho realizado por:
Sara Guerreiro

Índice

Introdução

Este trabalho foi realizado no âmbito da unidade curricular de ética e deontologia profissional a pedido do docente Nuno Santos. O trabalho tem como objetivo abordar a teoria ética de Stuart Mill. Filósofo britânico que defendeu a teoria teleológica.
Esta teoria consiste no estado bom das coisas, ou seja, caracteriza-se através de atos corretos ao encontro desse bem.
Seguidamente, analisei uma citação deste filósofo e realizei uma reflexão sobre a mesma.

Stuart Mill

Filósofo e economista britânico, nasceu em 1806 e toda a sua formação sofreu forte influência do pai, James Mill, também ele economista. A sua vida profissional foi dedicada quase exclusivamente à East India Company, onde trabalhou cerca de 38 anos.
O ponto de partida dos estudos de J. S. Mill foram as teorias dos economistas clássicos Adam Smith, David Ricardo e Thomas Robert Malthus, as quais aprofundou em variados aspetos e das quais no entanto discordou noutros. Da obra de Mill em relação à economia merecem destaque os seus contributos ao nível de temas como as economias de escala, os custos de oportunidade e as vantagens comparativas no comércio internacional.
Mill, até pelo ponto de partida que utilizou, é considerado um defensor do liberalismo, mas numa perspetiva diferente da preconizada por Adam Smith e David Ricardo. Como tal é usual rotulá-lo de defensor do chamado liberalismo heterodoxo. A principal diferença de Mill face aos seus precursores é o facto de considerar como imutáveis as leis económicas referentes à produção, característica que não se estenderia às leis da repartição dos bens na sociedade. Neste contexto, Mill propôs um conjunto de

Relacionados

  • hip hop
    584 palavras | 3 páginas
  • Plano de negócios
    13700 palavras | 55 páginas
  • dicionario termos financeiros investimento
    250135 palavras | 1001 páginas