fgdfd

467 palavras 2 páginas
Estética e saúde corporal

Existem variações no conceito de estética que são utilizadas para designar desde algo real ou imaginário, objetivo ou subjetivo, material ou abstrato, animado ou inanimado até a mera percepção ou sensação (Diener, Wolsic, & Fujita, 2002; Maner et al., 2003). Entretanto, neste estudo, adotou-se o conceito de estética enquanto sinônimo de beleza física, ou seja, estética como um atributo inerente ao corpo, do difundido dicionário Aurélio (Ferreira, 2004).

Andrieu (2006) conceitua beleza como uma qualidade atribuída a um corpo por um indivíduo ou por uma determinada sociedade. Entretanto, ressalta que o exame do binômio beleza-feiura é um aspecto preocupante no tema, podendo conduzir a um impasse, justificando que a percepção do belo ou do feio esteja condicionada a uma questão de gosto, a partir de escolhas subjetivas em relação ao que é visto. Teixeira (2001) acrescenta que falar de beleza pressupõe considerar algo real, que desperta sentimentos intensos e inspira ações de contemplação reverencial, resultantes de elementos que extrapolam as percepções dos cinco sentidos humanos.

Observam-se discussões sobre o corpo que abrangem predominantemente aspectos da saúde, da forma e da alimentação. Entretanto, considera-se a existência de contradições presentes em diversos discursos: orientações médicas, informações contidas em publicidades de alimentos, mensagens midiáticas sobre estética corporal ou opiniões contidas em clichês interiorizados e pertencentes ao senso comum. Há uma verdadeira "ditadura da magreza" imposta pela mídia, que torna as pessoas obsessivas em relação à alimentação, principalmente as mulheres, mas também os homens e as crianças. Essas contradições levam os indivíduos a dúvidas que envolvem duas questões básicas: de um lado o desejo de atingir a estética corporal ideal, de outro, a manutenção da saúde (Hubert & De Labarre, 2005).

Tal paradoxo pode levar a aspectos preocupantes no que diz respeito à saúde dos

Relacionados

  • Jfdjldjhfjdfdfdf
    254 palavras | 2 páginas