ffffffffffffffffff
Fagner de Lima – faagnerlima@hotmail.com
Bacharel em comunicação Social com Habilitação em Relações Públicas/Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário de Várzea Grande – Univag, Várzea Grande – MT.
Resenha Crítica
VÁSQUEZ, Adolfo Sánchez. Ética. Rio de Janeiro: 23ª ed. Civilização Brasileira, 2002, pág. 35-60.
Ética, Moral e uma Realidade.
A palavra Moral vem do latin, que vem de “mores” e significa costumes, Ética vem do grego “ethos” que significa modo de ser então acontece uma confusão entre as palavras Ética e Moral desde muito tempo atrás a começar pela etimologia.
Podemos considerar que Moral tem caráter obrigatório. “ciência dos costumes” nós adquirimos estas normal pela educação, pela tradição e cotidiano então Moral vem ser um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem. Ética já é como que o home deve se comportar no meio social, conjunto de valores que vão guiar seu comportamento em relação a outro homem.
A Moral surgiu nas sociedades primatas com as primeiras tribos, pois o ser humano possui consciência de distinguir o bem e o mal no meio que vive. Então desde que o homem vive em grupos já existe a Moral. Para ter Ética tem que ter cultura, ela faz o homem agir por tradição, educação, habito convicção e inteligência. Vásquez afirma que Moral e Ética se completam, enquanto uma é reflexão e teoria a moral é pratica é o conhecimento e a ação.
A ética nos faz refletir sobre a nossa moral pessoal, educacional e profissional, ela nos estimulam a repensar em nossas atitudes e implicam sem em