Feudalismo
O feudalismo foi um modo de organização social e político baseado nas relações servo-contratuais (servis). Tem suas origens na decadência do Império Romano. Predominou na Europa durante a Idade Média.
Segundo o teórico escocês do Iluminismo, Lord Kames, o feudalismo é geralmente precedido pelo nomadismo e sucedido pelo capitalismo em certas regiões da Europa. Os senhores feudais conseguiam as terras porque o rei lhes dava. Os camponeses cuidavam da agropecuária dos feudos e, em troca, recebiam o direito a uma gleba de terra para morar, além da proteção contra ataques bárbaros. Quando os servos iam para o manso sensorial, atravessando a ponte, tinham que pagar um pedágio, exceto quando para lá se dirigiam a fim de cuidar das terras do Senhor Feudal.
Vantagens
O USO DE DINHEIRO NESSAS TRANSAÇÕES COMERCIAIS ERA REDUZIDO, POIS PREVALECIA A TROCA DIRETA DE PRODUTOS, O ESCAMBO.
O COMÉRCIO TAMBÉM FOI MUITO DESIGUAL EM TODA EUROPA.
FOI A PARTIR DO SÉCULO XI QUE O COMÉRCIO, O USO DO DINHEIRO E A PRODUÇÃO ARTESANAL EM MAIOR ESCALA TORNARAM-SE ATIVIDADES REGULARES E NUMEROSAS, MARCANDO O REVIGORAMENTO DA VIDA URBANA.
A PARTIR DO SÉCULO X, INOVAÇÕES NAS TÉCNICAS AGRÍCOLAS E NO EMPREGO DA ENERGIA POSSIBILITARAM O AUMENTO DA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E O CRESCIMENTO POPULACIONAL, TRANSFORMANDO O FEUDALISMO EUROPEU.
ENTRE AS INOVAÇÕES DO PERÍODO PODEMOS CITAR. ARADO DE FERRO, OU CHARRUA QUE SUBSTITUIU O DE MADEIRA.COMO O ARADO DE FERRO E MAIS RESISTENTE E PESADO FOI POSSÍVEL ABRIR SULCOS MAIS PROFUNDOS NA TERRA, TORNANDO-AS MAIS FOFA E APROPRIADA AO PLANTIO.SOLOS DIFÍCIES PASSARAM A SER TRABALHADOS E ISSO AUMENTOU A QUANTIDADE DE TERRA DISPONÍVEL PARA CULTIVO.
ROTAÇÃO TRIENAL DAS CULTURAS AUMENTOU MUITO A PRODUTIVIDADE DA TERRA E A QUALIDADE DAS PLANTAS CULTIVADAS.
O CRESCIMENTO POPULACIONAL.
AS MELHORIAS TÉCNICAS PRATICADAS A PARTIR DO SÉCULO X, A REDUÇÃO DAS GUERRAS FEUDAIS E O FIM DAS INVASÕES EXTERNAS