feudalismo
Turma: 201
Professora:
Data:
Introdução:
Neste trabalho, falaremos sobre o Feudalismo que foi um período da história na Idade Média. Abrangemos os principais assuntos como, a sociedade feudal, religião, economia e cultura.
Feudalismo
Na idade média o feudalismo predominou na Europa, era um modo de organização social e político, no qual era fundamentado em relações servo- contratuais, ou seja, servis. As suas origens vem da decadência do Império Romano em 476 a. C. Em determinadas regiões da Europa basicamente era procedido de nomadismo seguido do capitalismo.
O feudalismo tem como características poder descentralizado, o poder nas mãos dos senhores feudal, economia baseada na agricultura e utilização de trabalho dos servos, economia amonetária e sem comércio , predominando a troca(escambo).
A sociedade feudal
A sociedade era estática, ou seja, com pouca mobilidade social e hierarquizada.Era divida em: •Nobreza feudal: composta por senhores feudais, cavaleiros, condes, duques, viscondes. Era detentora de terras e arrecadava impostos dos camponeses.
•Clero: Membros da Igreja e sua função oficial era rezar. Exerciam grande poder político, eram os responsáveis pela proteção espiritual da sociedade. Isentos de impostos e arrecadavam o dizimo. Mantinham a ordem da sociedade evitando, por meio de persuasão e criação de justificativas religiosas, revoltas e contratações camponesas.
• Servos da gleba: Constituíam a maior parte da população, formados pelos camponeses e pequenos artesões. Na qual os servos deviam pagar várias taxas e tributos aos senhores feudais.
• Vassalos: oferecem ao senhor ou suserano, fidelidade e trabalho em troca de proteção e um lugar no sistema de produção. As redes de vassalagem estendiam-se por várias regiões, sendo o rei o suserano mais poderoso.
Economia feudal
A economia feudal baseava-se principalmente na agricultura. Existiam moedas na Idade Média, porém eram pouco