Festas Juninas
As festas juninas são uma comemoração da igreja católica, onde são feitas as quermesses, em homenagem a três santos: Santo Antônio, no dia 13 de junho; São João, no dia 24 de junho e São Pedro, no dia 29 de junho, por isso recebendo o nome de junina.
A festa junina foi trazida para o Brasil pelos Portugueses, mas também recebeu origem de outros países da Europa, principalmente da França, tendo assim vários passos com nomes franceses.
Festa Junina
É uma festa de tradição em nosso país, sendo feitas em grandes espaços, os arraiás, com montagem de barraquinhas com bebidas - quentão, brincadeiras como o pau de sebo, pescaria e correio elegante; fogos e comidas típicas – canjica, pipoca, pé-de-moleque, milho cozido, pamonha, bolo de milho, etc. As danças também fazem parte dessa festa, como a quadrilha e os forrós. É comum fazerem a queimada da fogueira e o casamento de roça.
Essas festas são bem alegres e bem decoradas com bandeirolas, flores, estrelas e balões, todos feitos em papéis coloridos.
Os balões juninos são muito bonitos, porém também são perigosos, pois precisam do fogo para conseguir subir. Quando deslocados para longe das cidades, caem em áreas perigosas, em florestas ou plantações, causando grandes incêndios.
Comidas Típicas
Balão Junino
Os fogos de artifício também proporcionam perigo, as pessoas devem ter muito cuidado para não se queimar, nem lançá-los em direção a outras pessoas, podendo causar acidentes graves. Algumas pessoas perdem partes de seus corpos com essa prática, pois as bombas estouram em suas mãos, além disso, o barulho elevado pode estourar o tímpano. Por isso é importante ter muito cuidado com fogos e pedir sempre a ajuda de um adulto.
Origem da Festa Junina
Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João.