festa de babbete
A festa de Babette é um filme franco-dinamarquês, sendo de gênero dramático do ano de 1987, ganhou vários prêmios do cinema como Oscar(1988) e Globo de Ouro(1989). O enredo da historia de passa numa península da Dinamarca no século XIX, onde duas irmãs idosas acolhem Babette, uma mulher conhecida do grande tenor francês Achilhe Papin, que no passado, ajudou uma das irmãs a trabalhar sua voz na esperança de torna-la uma grande cantora.
Babette por sua vez, não pediu remuneração pelo seu serviço prestado as duas irmãs, apenas pediu abrigo, pois tinha fugido de Paris, deixando para trás seu marido e filho assassinados na guerra civil, e só mantinha contato com um sobrinho que continuou em sua cidade natal, jogando na loteria por ela. Portanto enquanto Babette cozinhava, Martine e Filippa podiam se dedicar à caridade e a religião. O vilarejo que habitavam era um local simples, onde viviam da agricultura e pescaria local, não prezavam pelo dinheiro, e levavam uma vida sem luxos, apenas com o necessário para sobrevivência.
Martine e Filippa eram as filhas do pastor da cidade, que era venerado por todos, mesmo após a morte, as irmãs dedicadas ao pai decidem comemorar seu aniversário juntamente com alguns fiéis que ainda restavam. Alguns dias depois, Babette recebe uma carta de seu sobrinho dizendo que ela teria ganhado na loteria e iria receber 10.000 francos, sabendo da notícia, Babette pede a permissão das irmãs para realizar o jantar do aniversario de seus pais a moda parisiense.
Quando Babette retorna de Paris, ela traz também os ingredientes necessários para o jantar, As irmãs, começam a se preocupar quando avistam as especiarias nunca vistas antes, o que despertou um desconforto, porém, não quiseram rejeitar o pedido e a gentileza de Babette, assim elas optam por uma segunda solução: Reunir todos os convidados do jantar, e expor a eles o tipo de jantar que será oferecido e de comum acordo eles fazem um pacto, em que nada deveria ser saboreado