FERTILIZAÇÃO IN VITRO
É um processo no qual a fecundação do óvulo pelo espermatozóide ocorre fora do corpo, em laboratório, ou seja, in vitro.
BEBÊ DE PROVETA
A primeira criança concebida após fertilização in vitro foi Louise Brown em 1978, a transferência de embrião marcou o início de uma era extraordinária.
FECUNDAÇÃO IN VITRO
O sêmen é coletado. Os óvulos ficam algum tempo em cultura e, após, são inseminados in vitro, em uma proporção aproximada de 100.000 espermatozóides para cada óvulo. As placas retornam a estufa e só serão observadas 16 a 19 horas após para identificar se houve fertilização. Os óvulos inseminados são observados pelo embriologista para averiguar se houve fertilização normal ou não. Aproximadamente, de 25 a 29 horas após a inseminação os pré-embriões serão observados. Embriões com divisão precoce têm maior potencial para a implantação, e deverão estar entre os escolhidos para a transferência.
O PROCESSO IN VITRO
Um ciclo de FIV leva cerca de quatro a seis semanas para ser finalizado, algumas mulheres podem precisar passar por múltiplos ciclos antes de engravidarem.
AS ETAPAS DA FIV
1 - Indução da ovulação
2 - Aspiração folicular
3 - Fecundação in vitro
4 - Transferência embrionária
5 - Suporte da fase lútea
INDICAÇÃO
Usada como um tratamento efetivo para infertilidade, atualmente se utiliza a fertilização in vitro para tratamento de infertilidade tubária e peritoneal.
EXAMES PREVENTIVOS
Realizados antes do procedimento da FIV:
Dosagens Hormonais, Espermograma Completo, Pesquisa de doenças infecciosas do casal, Ultra-som transvaginal.
RISCOS GRAVIDEZ POR FIV
Abortamento: 14 à 30%
Gravidez Ectópica: 1 à 11%
Parto Prematuro: 24 à 30%
Baixo peso ao nascer: 27 a 32%
O sucesso da FIV depende da presença de um número mínimo de espermatozóides com boa mobilidade e morfologia. Homens com número menor do que 1 milhão de espermatozóides por ml, com mobilidade limitada e menos do que 14% de