Fertilizantes
01 – O que significa o termo “ hidrofobicidade”?
R: O termo hidrofobia, na Química, designa uma qualidade molecular em contato com a água. Como exemplo podemos citar solventes orgânicos de longa cadeia carbônica em contato com a água, eles são ditos então hidrofóbicos ou imiscíveis. Grau de hidrofobia: Hidrofobicidade. Geralmente substâncias hidrofóbicas geram misturas heterogêneas, como por exemplo a água e o óleo. Em outro exemplo, pode-se citar também os sabões, que possuem uma cauda hidrofóbica e uma ponta hidrofílica
Ex:
Gotas de água sobre a folha.
02 - Quais são as três categorias principais de pesticidas?
R: Inseticidas: matam insetos;
Herbicidas: matam plantas;
Fungicidas: substâncias que são usadas para controlar o crescimento de alguns tipos de fungos.
03 – Desenhe a estrutura do DDT e explique o significado das iniciais.
R:
DDT : Dicloro-Difenil-Tricloroetano 04 – Quais foram as principais aplicações do DDT? Explique por que ele não é usado em muitos países desenvolvidos.
R:
Aplicações: -> na agricultura para o controlo de insetos no algodão, maçã, amendoim e soja; -> no controlo de vetores da malária, tifo e outras doenças transmitidas por insetos. -> na erradicação de pragas florestais; -> nas habitações como agente de erradicação da traça e controle de piolhos. A utilização do DDT foi banida na agricultura em todo o mundo, sendo excepcionalmente usado em alguns países do mundo no controlo de doenças provocadas por vetores, embora cause controvérsia.
05 – Explique como funciona o DDT como inseticida.
R:
Nas regiões onde a malária é endêmica o DDT é vaporizado no interior das casas para diminuir a incidência e propagação da doença através do controle dos mosquitos.
O DDT não é só um tóxico de contacto para os mosquitos transmissores da malária, mas também um irritante de contacto e repelente. Os vetores que não são diretamente mortos pelo DDT são repelidos e obrigados a