Ferro fundido vermicular
O ferro fundo vermicular é um ferro que apresenta a grafita em forma de vermes disposta em uma matriz perlítica ou ainda ferrítico/perlítica. A perlita é constituída por lamelas alternadas de ferrita e cementita (Fe3C). Estas lamelas de Fe3C reforçam a matriz, tornando-a mais dura e resistente.
Qual sua usinabilidade?
Nos primeiros trabalhos de usinagem de blocos de motor em ferro fundido vermicular, tentou-se usinar estes blocos de motor nas mesmas linhas de usinagem utilizadas para o cinzento, porém, verificou-se uma distância muito grande de rendimento quanto ao número de peças usinadas. A maior diferença estava nas operações de mandrilamento dos cilindros. Esta diferença foi atribuída à maior resistência dos ferros fundidos vermiculares e à ausência de sulfeto de manganês, responsável pela função lubrificante da ferramenta. Outra diferença está na operação de furação, onde a vida da ferramenta na usinagem do ferro fundido vermicular atingiu apenas 40% do valor alcançado para usinar o ferro fundido cinzento. Para as operações de usinagem dos cilindros, uma solução encontrada foi trabalhar com ferramentas com insertos múltiplos de metal-duro, compensando-se a menor velocidade de corte com o aumento de avanço.
Nos primeiros trabalhos de usinagem de blocos de motor em ferro fundido vermicular, tentou-se usinar estes blocos de motor nas mesmas linhas de usinagem utilizadas para o cinzento, porém, verificou-se uma distância muito grande de rendimento quanto ao número de peças usinadas. A maior diferença estava nas operações de mandrilamento dos cilindros. Esta diferença foi atribuída à maior resistência dos ferros fundidos vermiculares e à ausência de sulfeto de manganês, responsável pela função lubrificante da ferramenta. Outra diferença está na operação de furação, onde a vida da ferramenta na usinagem do ferro fundido vermicular atingiu apenas 40% do valor alcançado para usinar o ferro fundido cinzento. Para as operações de