Ferrari
VEJA FOTOS DA AGRISHOW
Visitantes podem fazer 'Test Ride' em cavalos
Empresário investe R$ 728 mil em avião movido a etanol
Agrishow atrai 13 mil carros e deixa trânsito lento em Ribeirão, SP
Conforto que Munari não experimentou quando começou sozinho a plantar tomates em dois hectares de terra com um trator rústico fabricado há mais de 30 anos, mas que hoje não falta aos operadores das 70 máquinas distribuídas em 5 mil hectares de plantações do empresário. A explicação do investimento também é feita pela comparação com automóveis. “Trator é igual carro, quando você acaba de pagar o financiamento é bom vender, porque começa a dar problema”, ensina.
O mais caro dos equipamentos, um pulverizador que custa quase R$ 500 mil, realmente tem itens semelhantes aos de automóveis mais sofisticados. O piloto hidráulico automático permite que o operador controle o gigante de 3,5 metros de altura sem tocar no volante – utilizado apenas para as manobras mais difíceis.
GPS permite agricultor controlar as áreas já pulverizadas (Foto: Clayton Castelani/G1)
O trajeto na área a ser pulverizada é programado por um sistema de GPS, que corta a distribuição do produto sobre a plantação quando percebe que está sobre um setor já coberto com o inseticida. Com tudo programado no computador de bordo, basta respirar o ar-condicionado e filtrado pelo sistema de carbono ativado da cabine.
Para completar o pacote tecnológico, a máquina tem suspensão pneumática ativa – que se autorregula ao terreno. “É igual aos antigos carros da Willians na Fórmula 1”,