Ferramentas e Técnicas de Criatividade e Roteiro do Trabalho
ALGUNS DOS PRINCIPAIS RECURSOS QUE PESSOAS E EMPRESAS PODEM USAR NA BUSCA POR INOVAÇÃO. A criatividade é normalmente considerada um talento ou uma competência inata de certas pessoas. Mas a criatividade envolve o interesse ou o domínio sobre uma certa matéria e um comportamento curioso e questionador sobre o que se sabe. Ninguém é criativo em todos os âmbitos da vida pessoal ou profissional; normalmente, as pessoas se destacam pela criatividade em uma determinada arte ou ofício.
A criatividade é algo bastante complexo para ser ensinado, mas algumas técnicas e atitudes podem ser treinadas e aplicadas por todos em suas áreas de atuação, propiciando certamente resultados inovadores, em maior ou menor grau. A famosa a frase de Einstein, “A mente que se abre a uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho original”, pode ser aplicada ao campo da criatividade para reforçar que o comportamento criativo, uma vez praticado, tende a não se acomodar e a querer novos desafios.
O esforço em geral é grande, em termos de energia mental. Há pesquisas que indicam que as mentes que se esforçam por soluções criativas são menos suscetíveis a desenvolver Alzheimer. Isso inclui hábitos considerados banais, fazer as tarefas cotidianas de formas diferentes: como escovar os dentes com a mão inabitual, conversar sobre assuntos desconhecidos, tomar caminhos diferentes para ir à escola ou ao trabalho. Fazer as coisas do dia-a-dia de maneiras diferentes aguça a mente, exercita a mente e trabalha com novas sinapses neuronais.
Podemos combinar as ferramentas de acordo com nosso estilo e necessidades. Por exemplo, o Brainstorming pode ser combinado com o SCAMPER ou ainda com o PNI o Desafio Criativo com a Listagem de Atributos.
Por que tantas ferramentas? Não bastariam duas ou três? Poderiam bastar para você, mas a criatividade é um negócio complexo, onde tentamos agir sobre os bloqueios mentais, ou seja,