Ferramentas financeiras e tributos
O enfoque deste trabalho se destina a explanar alguns tópicos como, planejamento financeiro, orçamentos, demonstrações contábeis, aspectos jurídicos e estatísticos. O trabalho aqui apresentado tem com objetivo, partindo de uma base teórica, analisar e desenvolver técnicas utilizadas para a elaboração de um planejamento financeiro bem estruturado, técnicas estatísticas que ajudará a casa usuário no processo de tomada de decisões e compreender melhor situações no futuro, entre outros aspectos como Jurídicos e Tributários que estão presente nas diversas áreas da empresa desde inicio de suas atividades.
2. PLANEJAMENTO FINANCEIRO
A maioria dos fracassos empresariais e a chamada mortalidade precoce das empresas que se iniciam é a falta de planejamento, pois não se organizam ou estruturam de maneira adequada. A economia mundial sofre modificações a todo o momento onde a chave para o sucesso em tempos atuais é o planejamento financeiro.
A palavra planejamento tem como o ato ou efeito de planejar; preparação para qualquer empreendimento, já o financeiro significa relativo às finanças, a circulação de gestão do dinheiro e de outros recursos líquidos. O planejamento financeiro tem-se a junção desses conceitos; estabelece como os objetivos financeiros das organizações podem ser alcançados, então é desenvolvido por meios de projeções uma estimativa mais aproximada possível da posição econômica financeira esperada. O planejamento financeiro torna-se um instrumento indispensável para estratégia empresarial e assim mante-la em dia para o momento de se tomar uma decisão, para direcionar suas ações, atribuindo à empresa á chance de desenvolver e analisar, permitindo as varias atividades operacionais e as ações de financiamento disponíveis a ela no mercado, visando atingir seus objetivos imediatos e a longo prazo.
Gitman (1997, p.588) menciona
“O planejamento financeiro é um dos aspectos importantes para funcionamento