Ferramentas De Qualidade Editado
1.Introdução 3
2.Kaizen 4
3.KANBAN 4
4.5S da qualidade 5
5.POKA-YOKE 5
6.6 Sigma 6
7.Análise do tipo e efeito de falha (FMEA) 6
7.1.Tipos de FMEA 7
8.PDCA 7
9.Diagrama de Pareto 8
11.Fluxograma 9
12.Gráfico de dispersão 9
13.Referências 10
1.Introdução
Ferramentas da Qualidade são técnicas que utilizamos com a finalidade de mensurar, definir, analisar e propor soluções para os problemas que interferem no bom desempenho dos processos de trabalho. Elas permitem o maior controle dos processos ou melhorias na tomada de decisões.
Sob o aspecto da evolução no tempo, a revolução industrial no século XVIII gerou grande demanda de mão-de-obra. Com a invenção da máquina a vapor, na passagem do século XVIII para o século XIX, as fábricas tiveram aceleração da sua capacidade produtiva e ao mesmo tempo as primeiras mudanças radicais na relação trabalho / trabalhador / empresa.
2.Kaizen
Após a Segunda Guerra Mundial, o Japão se encontrava com sérios problemas econômicos. Novas leis trabalhistas que foram introduzidas pela ocupação norte-americana contribuíram para reforçar a posição dos trabalhadores nas negociações de condições mais favoráveis de emprego.
Nos anos 50, os japoneses retomaram as ideias da administração clássica de Fayol e as críticas delas decorrentes para renovar sua indústria e desenvolveram o conceito de aprimoramento contínuo, Kaizen. Essa prática (exprimindo uma forte filosofia de vida oriental e sendo, por sua vez também, uma filosofia, uma cultura) visa o bem não somente da empresa como do homem que trabalha nela. As empresas são municiadas com ferramentas para se organizarem e buscarem sempre resultados melhores. Partindo do princípio de que o tempo é o melhor indicador isolado de competitividade, atua de forma ampla para reconhecer e eliminar os desperdícios existentes na empresa, sejam em processos produtivos já existentes ou em fase de projeto, produtos novos, manutenção de máquinas ou, ainda, processos