Fenômenos e Emissões
Curso: Engenharia Civil e Engenharia Ambiental / 1º Período
Disciplina: Química (LABORATÓRIO)
Docente: MSc. Celso L. de Araújo
Relatório de Prática de Laboratório
Título: Fenômenos e Emissões
Discentes:Dara Ramos de Amorim
Eduardo Rodrigues
Amanda Valentim Dias Carvalho
Pedro Paulo Fernandes Bittencourt
Novembro/2013
Introdução
Fenômenos são percebidos pelos nossos 5 sentidos e, podem se dividir em físicos, químicos ou ambos. Uma transformação física a matéria muda apenas seus aspectos físicos e uma transformação química envolvem mudanças de propriedades químicas (cor, odor, gás, liberação e/ou absorção de calor).
As transformações físicas da matéria ocorrem quando há por exemplo mudança de estado físico de um determinado material ou uma dissolução de um soluto num solvente. Neste tipo de transformação, não há formação de novas substâncias. São exemplos de transformações físicas: mudança de estado físico, objeto que se quebre e dissolução.
As Transformações Químicas ocorrem sempre que há formação de novos materiais, ou seja, a partir dos materiais iniciais formam-se outros materiais diferentes. Ocorre uma transformação química quando: se forma um sólido de cor diferente, há mudança de cor da solução, se forma um gás, há variação de temperatura do sistema, as substâncias iniciais desaparecem e se origina um cheiro característico.
Os fenômenos de emissão da matéria são baseados nos conceitos quânticos da matéria (Bohr, Planck, Einstein, Schrodinger). E de acordo com esses fundamentos a ΔE e a espécie são fatores decisivos na comparação de onda.
O espectro de emissão é aquele conseguido quando se faz passar uma luz branca, como a do Sol, ou da chama de outro elemento, por um prisma e se obtém um espectro descontínuo. Já o de absorção é quando o espectro contínuo passa através de outro gás e causa a presença de linhas escuras. Quando submetemos elementos diferentes à ação de uma chama, notamos que cada um emite uma coloração