Fenômenos Urbanos
VAZIOS URBANOS: Espaços edificados ou não, dentro de áreas urbanas densamente construídas. São causados pela especulação imobiliária que deixa o terreno sem uma função e parado até a área ser valorizada e o preço do imóvel aumentar para poder ser vendido. A área também pode sofrer vandalismo causando uma falta de segurança nas pessoas que passam por perto, e pode haver criminalidade com pessoas invadindo o local.
FUNDOS DE VALE: É um fenômeno geográfico e urbano. Fundo de vale é o ponto mais baixo de um relevo acidentado, por onde escoam as águas das chuvas. O fundo de vale forma uma calha e recebe a água proveniente de todo seu entorno e de calhas secundárias. Com a ocupação urbana estas calhas são canalizadas e ocultadas sob a pavimentação das avenidas. Ocorre que nas épocas de forte precipitação (chuva), estas canalizações não conseguem dar suficiente vazão de escoamento. Então, o que se observa, são os alagamentos nos centros urbanos. Se tiver bastante penetração da água da chuva existe uma constância no fluxo da vazão da água. Se predominar um terreno com a vazão superficial, as enxurradas resultam em enchentes, erosão e em períodos secos, na falta de água. As florestas facilitam a absorção da água, e é por isso que a mata ciliar em torno do fundo de vale é tão importante. Nas áreas de agricultura ou na própria cidade, a mata "segura" os dejetos, que chegam em menor quantidade aos rios.
FAVELIZAÇÃO: Com o êxodo rural houve um aumento da população e da pobreza(falta de presença do estado), gerando um processo de ocupação de pessoas em locais irregulares, em que não pagam impostos. A favela não possui infra-estrutura, acesso aos meios urbanos, coleta de esgoto, coleta de lixo, além de se localizar em áreas montanhosas que sem estruturas acabam ocasionando, desmoronamento e alagamento que causam epidemias e outros fenômenos que infelizmente levam a morte de muitos. As pessoas que moram não tem