FENÔMENOS DE TRANSPORTE
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
Relatório: Cáculo de Relação Massa x Volume x Porcentagem
Goiânia – GO
Março – 2014
PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
Cáculo de Relação Massa x Volume x Porcentagem
Relatório técnico do ensaio feito em laboratório da disciplina fenômenos de transportes do Curso de Engenharia Civil.
Professor: Thiado Botelho
Goiânia – GO
Março – 2014
- Conceitos Fundamentais
Primeiramente vamos explicar um pouco sobre fluido é qualquer substância capaz de deformar-se continuamente e assumir a forma do recipiente que a contém. O fluido pode ser líquido ou gasoso. No caso de sistemas hidráulicos o fluido é líquido, já os sistemas pneumáticos utilizam fluido gasoso. A principal função do óleo hidráulico é a transmissão de força.
Agora que já está mais claro, vamos descorrer um pouco sobre o que é a massa. Massa é um conceito usado em ciências naturais para explicar vários dos fenômenos observados na natureza, e no uso cotidiano é comum a associação entre os resultados destes fenômenos e o conceito de massa. é basicamente a quantidade de matéria existente em um corpo.
Há 2 conceitos distintos de massa.
-a massa inercial que é uma medida da resistência de um corpo à aceleração e que se define a partir da 2ª lei de Newton, e;
-a massa gravitacional, que é a massa que provoca a atração gravitacional entre corpos e que se define pela Lei da Gravitação Universal.
Até esse momento, todas as experiências realizadas mostram que a massa gravitacional é igual à massa inercial. É por este motivo que a aceleração gravítica de um corpo no vácuo é independente da massa: a massa que causa a aceleração é exatamente igual à massa que resiste à aceleração.
Como medir a massa:
Segundo a 2ª lei