fenomenos
O presente trabalho buscou observar um perfil de solo localizado no sítio Pau-ferro da cidade de Panelas, como mostra a figura 1 abaixo:
Figura 1. Solo observado na cidade de Panelas.
Dessa forma, chegou-se a conclusão que é um solo residual, visto que se entende por solo residual o material derivado dos processos de alteração e decomposição in situ de maciços rochosos, que não tem sido transportado do seu local original. Os processos de alteração e decomposição que os maciços rochosos sofrem quando expostos às condições atmosféricas - reunidos sob o nome de intemperismo- são responsáveis diretos pela gênese dos solos residuais que destes se derivam.
Por meio do mecanismo de ajuda o mapa da Embrapa de reconhecimento de solos da cidade, conforme mostra a figura 2, buscou-se identificar qual dos tipos de solos no mapa é corresponde à amostra coletada.
Figura 2. Mapa exploratório – reconhecimento de solo da cidade de Panelas.
Tendo como ponto de referência a sede municipal mostrada na figura 2, pode-se localizar a região em que tirou a foto do solo (identificada pela seta vermelha no mapa). Observou-se assim que a amostra coletada refere-se a um perfil de latossolos amarelos, que são solos desenvolvidos de materiais argilosos ou areno-argilosos sedimentares da formação Barreiras, sua cor amarelada é uniforme em profundidade, o mesmo ocorrendo com o teor de argila. A textura mais comum é a argilosa. Apresenta boa umidade e permeabilidade. A figura 3 apresenta um pouco a região onde o latossolo amarelo foi identificado.
Figura 3. Sítio Pau-Ferro.
ASSOCIAÇÃO CARUARUENSE DE ENSINO SUPERIOR E TÉCNICO
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL- SOLOS
Jeisiane Isabella da Silva Alexandre