fenomenos
Departamento de Engenharia
Fenômenos de Transporte Experimental - ENG 1580
Professor: Fernando Ernesto Ucker
Alunos: Beatriz Trentino, Pedro Octávio Marzagão e Saulo Meireles
Turma: A07
Terceiro Relatório:
Determinação da velocidade à alta pressão no tubo de Prandtl
Goiânia
Setembro/2013
Introdução
Determinar medidas de velocidade pontual e média em condutos e canais, através da utilização de tubos de Prandtl, que é um dispositivo de medição de vazão em um conduto forçado, este dispositivo provoca um estreitamento de seção transversal do escoamento de forma brusca, possibilitando a medição de vazão através das medidas de dois liquidos (agua e mercurio) no quadro de pressoes – manometro.
Objetivos
Esse experimento tem como objetivo principal à determinação da velocidade média e da vazão para escoamentos de ar e água em determinado tubo. Como objetivos secundários tem-se a obtenção da pressão dinâmica e da velocidade em cada tomada de pressão de uma determinada secção transversal do tubo.
Materiais e Métodos
Os materiais utilizados foram: - Quadro de pressoes – manometro
- Água
- Mercurio
- Tubo de Prandtl
Para realizar o experimento colocamos uma velocidade aleatoria no tudo de Prandtl, e verificamos a pressao dos dois diferentes liquidos no Quadro de pressoes. O primeiro liquido que verificamos a medida no Quadro foi a água, que marcou 4,9cm. Já o segundo liquido, que foi o mercurio, marcou 10,8cm no Quadro.
Pressão total ( ou de estagnação ) = pressão estática + pressão dinâmica
A pressão dinâmica é a diferença entre a pressão total e a pressão estática. Para calcular a velocidade utilizamos a seguinte formula: Q=VxA. E finalmente para calcular a vazao