Fenomenologia
Estudo dirigido - Texto: A Fenomenologia de Husserl
1- "O objetivo da fenomenologia é criar uma ciência rigorosa."
Husserl tem o objetivo de fazer com que a fenomenologia seja uma ciência rígida, com métodos de análise de sucesso comprovado. Tem a intenção de se criar uma forma de conhecimento com métodos específicos que seja eficaz. Porém, como o próprio autor diz, este objetivo fica como um ideal. O ser humano em sua essência não permite uma ciência inflexível, pois é subjetivo e tem suas particularidades.
"A fenomenologia é incialmente descritiva."
O método de Husserl é inicialmente descritivo, pois não nega e não afirma nada, apenas encara as coisas como elas mesmas, colocando entre parênteses tudo que é sabido e dito sobre elas. Inicialmente a fenomenologia apenas descreve a consciência, se abstendo de qualquer juízo.
"O primeiro mandamento da fenomenologia é voltar às coisas mesmas."
Voltar as coisas mesmas, para a fenomenologia, seria se abster de qualquer julgamento sobre o que lhe aparece. Seria se colocar diante do que é dado sem afirmar e nem negar nada, abdicando de tudo que é dito sobre tal coisa.
2- Praticar a epoché seria dispensar uma posição sobre o que é dado, se abstendo de um julgamento. Não se afirma nem nega nada apenas se volta para coisa como ela é dada. Praticar a epoché, portanto, é deixar de lado o que a coisa é e dar ênfase no sentido que é dado a ela, como objeto da consciência. Um exemplo dessa prática pode ser uma criança que no consultório conta sobre uma cena de violência que presenciou, o fenomenólogo deve se privar de qualquer julgamento sobre a cena, e não pretender saber se ela existiu realmente. O importante é tentar entender qual foi o sentido que essa criança deu à esse episódio.
3- A redução seria a limitação do fenômeno para somente como ele se apresenta. O fenômeno inicialmente é apenas aquilo que é mostrado, sem participação nenhuma do profissional.
4- A correlação