Fenomenologia
Profª Andréia
Aluna: Daniéla R. P. Balestre Lopes
2º Termo de Psicologia
Setembro/2012
Compreensão do Filme :Cidade dos Anjos no enfoque Fenomenológico-Existencial.
Já havia assistido ao filme em outra ocasião e me deparei com um filme triste, pois na minha perspectiva , poderia ter um final feliz.
Quandome deparei com o mesmo filme, após as aulas, percebi que já não o via como antes, mas com outro olhos. A minha verdade havia se tornado relativa.
“ As idéias mudam, assim como mudam as sensações,as emoções, as perspectivas, os interesses, as lembranças...
Mudam os modos de relação que os homens mantêm com as coisas, com os outros, consigo mesmo.” (Dulce M. Critelli.)
De início, umparadoxo de sentimentos me envolveu, onde tentarei nomeá-los. Medo, angustia, raiva, depois , já no final do filme, comecei a sentir um certo alento, paz e esperança.
Como já mencionei nas aulas,assisti ao filme novamente, tentando ver algo que não poderia ver, pois se tratava de uma visão que não era a minha, mas de outro. Como a fenomenologia trata, o ser humano é um ser único, com suasexperiências, pessoais e intransferíveis, e o que senti pertence a mim.
Vi também, que o ser Humano, como a própria Bíblia relata e vem de encontro com esse enfoque, é dotado de livre- arbítrio. Somoslivres para fazermos nossas escolhas, mas sofremos as conseqüências delas. Set (anjo) optou por deixar de ser anjo, e em se tratando de uma escolha tão indescritível , se posso assim dizer, gostaríamosque sua decisão tivesse resultados positivos e não como o ocorrido. Mas, a vida realmente não é um conto de fadas, pois, não sabemos o que acontecerá daqui a alguns instantes.
“ Na sua naturezalivre, cabe-lhe a escolha.
Poder escolher implica em tornar-se responsável por seu destino.”
( Ana Maria L.C. Feijoo)