Fenomenologia
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA
PROFESSORA: CONCEIÇÃO
MÉTODO FENOMENOLÓGICO
EQUIPE:
IONARA ARAÚJO
JOMACIO DE OLIVEIRA
RICARDO ARAÚJO LEITE
ROSEANE MATIAS LOURENÇO
Campina Grande, 27 de Novembro de 2013
RESUMO:
O método de investigação da fenomenologia tem ganhado reconhecimento como uma abordagem a pesquisa qualitativa, aplicável ao estudo de fenômenos importantes em vários campos incluindo marketing, recursos humanos, entre outros.
Sempre que se queira dar destaque a experiência de vida das pessoas, o método de pesquisa fenomenológico pode ser adequado.
A fenomenologia é um campo de conhecimento praticamente inexplorado. Como método de pesquisa, o método fenomenológico também continua a ser relativamente desconhecido pouco divulgado nos manuais tradicionais de pesquisa.
A tarefa da fenomenologia é estudar a significação das vivencias da consciência, justificando a necessidade de se valorizar a busca do ser, de certo modo esquecida, em relação à técnica. Atualmente, as várias produções nessa área nos ajudam a compreender o ser em sua subjetividade.
INTRODUÇÃO:
A fenomenologia surgiu no início do século XX, na Alemanha, por Edmundo Husserl, que recebeu influências do pensamento de Platão, Descartes e Brentano. Husserl foi o primeiro a conceber e a divulgar a Fenomenologia como a ciência das estruturas essenciais da consciência pura; foi o primeiro a propor o método fenomenológico de investigação filosófica.
Podemos ainda destacar algumas idéias básicas de Husserl:
O ideal de uma ciência rigorosa, para Husserl, o rigor cientifico era primariamente o rigor das ciências dedutivas familiares ao matemático, em vez das ciências naturais. Foi a duvida com relação aos fundamentos da matemática e particularmente, da aritmética que orientou o estudioso para a filosofia em busca de apoio. Rapidamente ele