felicidade
Em busca da felicidade - filosofia (resumo)
Assinar para acessar o trabalho completo
Enviado por NiggaNigga, dez. 2012 | 8 Páginas (1764 Palavras) | 732 Consultas |
4.5 12345
| Denunciar |
Em Busca da Felicidade
Filosofia cap. 7
Introdução
Procuramos algo para dar sentido a nossa vida. Esse “algo” provavelmente é a felicidade. Mas será que ela existe? Existeum modo de viver feliz? Essa busca incessante pode ser achada em qualquer lugar desde coisas materiais, até sentimentos. Mas onde procura-la? A resposta está dentro de nós, aquilo que nos agrada, quenos faz sentir bem, alegres. É ali que começa essa busca.
O que significa ser feliz?
É possível ser feliz? Em que consiste a felicidade? Os mais pessimistas achama felicidade um sonho impossível. Para outros a felicidade estaria nos momentos de consumo, com o que o dinheiro pode nos proporcionar. Para isso tantos esperam as férias, a aposentadoria ou mesmo oprêmio da loteria. A felicidade é vista pelo seu avesso: como a não dor, o não sofrimento, a não perda. De certo modo, representa a adequação das pessoas acomportamentos padronizados, ao que Nietzsche chamaria de “felicidade de rebanho”. Ao contrário dessa busca cega, a felicidade encontra-se mais no que o ser humano faz de si próprio e menos no que alcançacom bens matérias e sucesso. Ou seja, apenas as posses não nos tornam felizes, porque a riqueza não é m bem em si, mas um meio de nos proporcionar outras coisas.
A “Experiência de ser”
A felicidadecomporta um dado característico, o sentimento de satisfação. Por experiência, sabemos que não é um estado pleno, pois a vida feliz não prevê os contratempos, como a dor, o sofrimento, a tristeza, etc.Só a satisfação não é o suficiente para explicar a felicidade, pois ela implica na realização de desejos que várias vezes são conflitantes. Os desejos não são compatíveis e uma decisão satisfazum desejo, mas frustra o