Felicidade
Por Emilce Shrividya Starling
Como podemos eliminar o sofrimento e a infelicidade?
Os psicólogos ocidentais falam sobre fortalecer o ego, mas os psicólogos iogues nos falam para controlar a mente. Eles dizem que se sua mente está sobre controle, você pode alcançar tudo. Todos nossos problemas existem na mente. Nós criamos o nosso próprio mundo a cada momento.
Para controlar a mente, precisamos identificar o ego negativo e purificá-lo. O modo mais eficaz de tratar os sentimentos e emoções é simplesmente observá-los e não se identificar com eles.
A noção de ser uma pessoa em particular é o ego. Ele tem a noção de ser uma pessoa indigna, impura, cheia de defeitos e limitada. O ego não pode pensar dele como sendo um ser divino e perfeito. Ele nos faz sentir imperfeitos, limitados ou que somos mais que alguém.
O ego é uma falsa identificação com as coisas. Leva as coisas muito a sério. O ego é que sente ofendido e insultado. Temos que nos distanciar dele para ir conseguindo identificá-lo sem se envolver com ele.
O ego negativo é a identificação com muitas limitações como: "Não consigo. É difícil. Ninguém gosta de mim. Sou desajeitado. Sou feia. Meu cabelo é feio. Não gosto de minha aparência. Estou gordo. Estou magra. Não tenho habilidades. Não vou ser feliz no amor. Sou culpada. Eu sou pecador e indigno. Não mereço ser feliz".
Esses sentimentos negativos e de depreciação fortificam o ego negativo e realmente não poderemos ser felizes alimentando tais pensamentos.
A primeira coisa que temos que eliminar em nossa vida é o sentimento que não somos bons o suficiente. Mude isto se quiser progredir.
O ego pode desejar que os outros saibam que ele é bom e competente, mas ele não pode ter a convicção firme de sua própria grandeza. Para experimentar a firme convicção de nossa grandeza temos que ir além do ego.
Não deveríamos ser afetados pelo que os outros dizem e pensam. Enquanto estivermos afetados pelo