Felicidade
A felicidade é algo totalmente relativo. O que faz uma pessoa feliz, pode não fazer para outra, vária muito de cultura, tempos e etc. Nos dias atuais felicidade está relacionado a poder, dinheiro, bens de consumo. A pessoa que possui alguns desses ou todos é julgada como feliz, uma característica do capitalismo.
Esse modelo econômico faz com que as pessoas usem do prazer como comprar, comer para se sentirem felizes, mas isso só acontece para tentar reprimir alguns sentimentos, sendo assim, alguma parte dessas pessoas não são felizes.
A felicidade e si, tem como objetivo tentar deixar todos felizes, mas no capitalismo não é o que acontece. As pessoas com alto poder aquisitivo se desfazem facilmente das pessoas inferiores economicamente, ocorrendo assim a desigualdade social, que tem como efeito a infelicidade da grande parte das pessoas nesse modelo.
Outro conceito de felicidade nos dias atuais é de que devemos obter conquistas para a admiração e aceitação dos outros. Um exemplo disso são os artistas que se exibem em revistas dizendo que são felizes, mas será que são mesmo? Muitos estão deixando essa vida de lado e tentando ser feliz sem ser famoso.
Para os gregos, o conceito de felicidade é diferente, paras eles essa existe com o equilíbrio entre a razão e o desejo, por exemplo, nem tudo que é bom, faz bem, e nem tudo que é ruim, faz mal. Outros gregos ainda diziam que para ser feliz, deveríamos ter virtudes cívicas como coragem, sabedoria.
Os entendimentos para ser feliz daquela época eram direcionados a virtudes, algo sobre você, hoje em dia é entendida sobre o que você tem, tudo proporcionado pelo modelo econômico denominado capitalismo